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Sistema de Veículos
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Sistema de Veículos
-Esse post é um complemento à Lista de Veículos, por favor, leia-a também (assim como todo o resto das regras). Aqui explicaremos como os veículos funcionam como um todo, não apenas listando-os. Para maior entendimento e organização, dividiremos em tópicos.
1. Conseguindo um Veículo
Para conseguir um veículo é necessário, antes de tudo, ter uma boa interpretação de seu personagem. É ela que determina sua "sorte" no jogo. Por exemplo, você e seu bando de sobreviventes necessitam de um carro, e, durante sua jornada, encontram uma fazenda abandonada. O narrador poderá decidir se haverá ou não um veículo nessa fazenda baseando-se na narração dos membros do bando. Outra maneira de conseguir um véiculo é criar uma aventura totalmente direcionada para tal, mas seu sucesso depende, nova e exclusivamente, da narração individual ou dos membros do bando.
2. Combustível
O básico para o funcionamento dos veículos (em sua grande maioria) é o combustível. Aqui no RPG, o combustível funciona de forma numérica, ou seja, o tanque tem um número X de capacidade, e cada veículo gasta um número Y de combustível por turno de funcionamento. Se o veículo ficar com combustível insuficiente no turno, ele para de funcionar (o que pode acarretar dano/morte nos passageiros). O combustível é encontrado da mesma forma que os veículos, é "dado" pelos narradores, que fazem os jogadores os "encontrar". Por exemplo, o jogador entra numa garagem e encontra um barril de gasolina (50). O narrador especifica a quantidade numérica de combustível que tal barril comporta, no exemplo, 50.
Outra parte fundamental para o entendimento do combustível é que cada veículo necessita de um tipo diferente, exemplificado na ficha, para seu funcionamento. Então, não adianta ter 500 de diesel se seu carro usa gasolina. A colocação de combustível incompatível num carro acarretará no dano do mesmo, necessitando de algum jogador com habilidade mecânica para o conserto.
3. Dano
Como pode ser reparado na ficha dos veículos, eles possuem alguns atributos, sendo estes Durabilidade, Resistência e Velocidade. A Durabilidade funciona como o HP, ou seja, mostra o estado do veículo. A durabilidade pode ser reparada por personagens com habilidade mecânica, com uso de ferramentas e peças adequadas. Ao chegar a 0, o veículo é considerado em PT (perda total) e não pode mais ser reparado.
A Resistência é como a defesa do veículo, ou seja, todo o dano que recebe é subtraído a resistência antes de ser reduzida a Durabilidade. Por exemplo, um homem com 5 de força dá um chute num carro popular; como sua resistência é 10, o chute foi insignificante. Agora, se esse chute fosse numa moto popular, como sua resistência é 0, ela perderia 5 em sua durabilidade.
4. Velocidade e Acidentes
A Resistência também possui outra função; ela mostra a proteção que o veículo oferece aos seus passageiros durante um acidente. E como funcionam os acidentes? Bem, os acidentes são interpretativos, determinados pelo narrador, e podem acontecer por inúmeras razões (incluindo a falha num teste de habilidade [imposto pelo narrador]). Para determinar o estrago que um veículo sofre num acidente e o quanto ele machuca os passageiros, a staff criou a seguinte fórmula:
Sendo esse dano descontado tanto da Durabilidade do veículo quanto do HP dos passageiros (sendo contabilizada também a resistência individual). A velocidade é usada considerando que uma batida inferior a velocidade máxima não resultaria em um estrago tão significativo e também para simplificar um pouco o sistema, uma vez que ela não é usada para medir a distância percorrida (é claro que é levada em conta, mas a medida é interpretativa, também).
Se, após esse post, ainda restou alguma dúvida, por favor, sinta-se à vontade para postar no tópico de dúvidas ou perguntar à algum membro da staff via PM ou Chatbox.
1. Conseguindo um Veículo
Para conseguir um veículo é necessário, antes de tudo, ter uma boa interpretação de seu personagem. É ela que determina sua "sorte" no jogo. Por exemplo, você e seu bando de sobreviventes necessitam de um carro, e, durante sua jornada, encontram uma fazenda abandonada. O narrador poderá decidir se haverá ou não um veículo nessa fazenda baseando-se na narração dos membros do bando. Outra maneira de conseguir um véiculo é criar uma aventura totalmente direcionada para tal, mas seu sucesso depende, nova e exclusivamente, da narração individual ou dos membros do bando.
2. Combustível
O básico para o funcionamento dos veículos (em sua grande maioria) é o combustível. Aqui no RPG, o combustível funciona de forma numérica, ou seja, o tanque tem um número X de capacidade, e cada veículo gasta um número Y de combustível por turno de funcionamento. Se o veículo ficar com combustível insuficiente no turno, ele para de funcionar (o que pode acarretar dano/morte nos passageiros). O combustível é encontrado da mesma forma que os veículos, é "dado" pelos narradores, que fazem os jogadores os "encontrar". Por exemplo, o jogador entra numa garagem e encontra um barril de gasolina (50). O narrador especifica a quantidade numérica de combustível que tal barril comporta, no exemplo, 50.
Outra parte fundamental para o entendimento do combustível é que cada veículo necessita de um tipo diferente, exemplificado na ficha, para seu funcionamento. Então, não adianta ter 500 de diesel se seu carro usa gasolina. A colocação de combustível incompatível num carro acarretará no dano do mesmo, necessitando de algum jogador com habilidade mecânica para o conserto.
3. Dano
Como pode ser reparado na ficha dos veículos, eles possuem alguns atributos, sendo estes Durabilidade, Resistência e Velocidade. A Durabilidade funciona como o HP, ou seja, mostra o estado do veículo. A durabilidade pode ser reparada por personagens com habilidade mecânica, com uso de ferramentas e peças adequadas. Ao chegar a 0, o veículo é considerado em PT (perda total) e não pode mais ser reparado.
A Resistência é como a defesa do veículo, ou seja, todo o dano que recebe é subtraído a resistência antes de ser reduzida a Durabilidade. Por exemplo, um homem com 5 de força dá um chute num carro popular; como sua resistência é 10, o chute foi insignificante. Agora, se esse chute fosse numa moto popular, como sua resistência é 0, ela perderia 5 em sua durabilidade.
4. Velocidade e Acidentes
A Resistência também possui outra função; ela mostra a proteção que o veículo oferece aos seus passageiros durante um acidente. E como funcionam os acidentes? Bem, os acidentes são interpretativos, determinados pelo narrador, e podem acontecer por inúmeras razões (incluindo a falha num teste de habilidade [imposto pelo narrador]). Para determinar o estrago que um veículo sofre num acidente e o quanto ele machuca os passageiros, a staff criou a seguinte fórmula:
Velocidade x2 - Resistência = Dano
Sendo esse dano descontado tanto da Durabilidade do veículo quanto do HP dos passageiros (sendo contabilizada também a resistência individual). A velocidade é usada considerando que uma batida inferior a velocidade máxima não resultaria em um estrago tão significativo e também para simplificar um pouco o sistema, uma vez que ela não é usada para medir a distância percorrida (é claro que é levada em conta, mas a medida é interpretativa, também).
Se, após esse post, ainda restou alguma dúvida, por favor, sinta-se à vontade para postar no tópico de dúvidas ou perguntar à algum membro da staff via PM ou Chatbox.
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